De acordo com a Organização Mundial da Saúde, "a sexualidade humana forma parte integral da personalidade de cada um. É uma necessidade básica e um aspecto do ser humano que não pode ser separado de outros aspectos da vida. A sexualidade não é sinônimo de coito e não se limita à presença ou não do orgasmo. Sexualidade é muito mais do que isso. É energia que motiva encontrar o amor, contato e intimidade, e se expressa na forma de sentir, nos movimentos das pessoas e como estas tocam e são tocadas. A sexualidade influencia pensamentos, sentimentos, ações e integrações, portanto, a saúde física e mental. Se saúde é um direito humano fundamental, a saúde sexual também deve ser considerada como direito humano básico. A saúde sexual é a integração dos aspectos sociais, somáticos, intelectuais e emocionais de maneira tal que influenciem positivamente a personalidade, a capacidade de comunicação com outras pessoas e o amor".

terça-feira, 30 de setembro de 2008

Abraçando a causa

Olá!
Fiquei feliz ontem ao fazer minha visita "quase semanal" às bancas e achar duas revistas importantes da área psi com o tema central voltado para sexualidade: a revista Psique - edição especial e uma edição da Duetto, com quatro volumes! A primeira revista aborda temas do cotidiano dos terapeutas sexuais, trazendo em pauta as disfunções femininas e masculinas, a formação necessária na área, DST/AIDS, e outras matérias com um conteúdo fácil de se entender também pelo público leigo! Já a segunda, em seu primeiro volume, traz algumas teorias sexuais, aborda questôes sobre educação sexual, funcionamento cerebral ligado ao sexo, e etc.
É gratificante acompanhar a amplitude do tema sexualidade não mais apenas voltada para a teoria psicossexual de Freud. A Sexologia comporta abordagens diversificadas e complementares em sua forma de compreender o fenômeno, e é extremamente reducionista eleger só uma delas para dar conta dos multifatorias contextos que envolvem a sexualidade humana.
Espero que essa veiculação crescente da mídia, atenta à informações mais relevantes, científicas e de grande valia à sociedade contemporânea, continue a propagar conteúdos éticos e fundamentados. Precisamos cada vez mais romper com a forma descuidada de falar sobre sexo e sexualidade exclusivamente via pornografia! Convenhamos...sexo é muito mais do que isso!

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Hoje pela primeira vez parei para ver com calma o seu blog e adorei! Encontrei textos super interessantes, capazes de prender a atenção de leigos, como eu. Ainda não li tudo, mas certamente irei ler.
Parabéns pelo blog, amiga!!!